segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Praias e Trilhas 2010 - Final

Curitibano em Floripa
Antes de mais nada, para mim, Praias e Trilhas é muito mais que uma corrida.

Por exemplo, sabe as pessoas que fazem o Caminho de Santiago de Compostela e isto tem um efeito no modo de vida do indivíduo? Pois bem, posso dizer que mudei muita coisa depois que fiz esta prova em 2008.

Este ano não foi diferente, esta prova serviu para me botar pilha novamente para correr, eu estava cansado.
Em maio deste ano, eu acabei a K42 por que sou teimoso. Eu estava muito atarefado na minha empresa, não conseguia sair as seis para treinar, ficava trabalhando em casa até mais tarde (madrugada a dentro) e ficava complicado levantar antes das 6:30 para treinar cedo. Matar os treinos estava me cansando e estressando cada vez mais, resolvi parar de correr, dar um tempo e voltar a treinar em agosto.

Foi a melhor decisão que tomei.

Neste período acertei as coisas na empresa, o serviço foi posto em dia, e no final de agosto voltei a treinar. Em um primeiro momento, meu objetivo era estar bem para fazer a maratona da Disney. Mas como quem me conhece, sabe que sou leonino característico, ou seja, Megalomaníaco, resolvi que faria o Desafio do Pateta. Depois resolvi antecipar e queria fazer a Maratona de Curitiba, Resolvi antecipar ainda mais, queria fazer bem a Minha prova preferida de todos os tempos, Praias e Trilhas.

Treino, treino e treino, Mandei 10 kilos pro espaço em 2 meses e meio e estava pronto para a prova (em trio é claro, sou louco mas não sou burro)

Os relatos quem ainda não leu pode ler aqui:
Pense em um cara feliz.

Dia 1

Dia 2


No final não tive nenhum problema para relatar tudo foi perfeito.

Só tive coisas boas. Segue o que eu aprendi e vivi que envolve a Praias e Trilhas 2010, e corrida e podem ser aplicadas para nosso cotidiano:

1) Aprendi que as vezes é melhor parar, repensar e voltar melhor. Sim como já disse a parada nos meus treinos foi essencial para que eu voltasse a correr com prazer. Se eu tivesse continuado a correr por obrigação iria pegar raiva da corrida, e isto não teria nada a ver, afinal o que o esporte tem  a ver com a minha vida atribulada? Nada!

2) Aprendi que quando você faz uma parada em qualquer coisa e deseja voltar, coloque uma data de retorno. Não deixe a coisa sem uma data, pois é muito mais fácil se acomodar e ficar empurrando com a barriga. Foi necessário eu colocar um objetivo real e motivador para voltar a correr. Tudo Funcionou perfeito.

3) Durante a prova e nos dias que fiquei em Floripa, eu escutei ao audiobook "Vale Tudo" a biografia do Tim Maia. Senhoras e Senhores, quem tiver chance leiam/escutem este livro. É uma espetáculo, dei muita risada, fiquei sabendo de coisas hilariante e curiosas sobre a vida de vários ícones da MPB nacional. Apesar do desfecho ser conhecido por todos o  final é emocionante.

IPad serve para alguma coisa!
4) Cereja do Sundae! Ganhei meu primeiro troféu. Mais uma vez, nesta prova o grande objetivo para a maioria dos participantes não é o tempo, e sim completar esta prova, porém, este troféu veio de Brinde. Nosso trio ficou em terceiro lugar, Muito Obrigado Leandro e Mariana por estarem junto neste momento!

5) Garanti minha vaga na volta a Ilha, fiquei até o fim do evento esperando o sorteio das vagas que sobraram para a Volta a Ilha 2011 (a Luanda acho que nem me aguenta mais me ver), e dei sorte, no fim existiam umas 5 ou 6 vagas e 4 pessoas :-) , ou seja, quem ficou até o fim garantiu uma vaga!

Para finalizar, problema não houve nenhum, mas notícia ruim eu tive uma, bem ruim por sinal.

Esta prova Mobiliza mais de 300 pessoas para que ela possa acontecer, este ano ela teve 230 inscritos, esta cada vez mais difícil para a Ecofloripa manter esta prova. Os custos são elevados, afinal metade da ilha vira um enorme trajeto. Marcar, colocar fiscais, postos de troca, garantir a segurança e gerenciar tudo isto não sai barato. Imaginem, a inscrição do trio foi 690 reais (300 reais individual), sim é um valor alto, por isso que eu digo que tem que planejar fazer esta prova, e mesmo com esta cifra a prova quase não se paga. A notícia que recebi logo quando cheguei no hotel foi que, se não houver algum patrocínio, ou algo que reverta esta situação, em 2011, a décima edição de Praias e Trilhas será a última. Gente, isto doeu de uma forma absurda, tanto pelo evento, tanto pelas pessoas que vão perder a chance de fazer a melhor e mais difícil prova do Brasil, tanto para mim, que vou perder a minha Prova Especial!

Sinto-me mal nesta hora, visto que me sinto impotente, sem ter como ajudar. Vou avisar várias pessoas. Vou avisar as assessorias em Curitiba e região. Mais que isso, não sei o que fazer. Neste ponto, eu solicito ajuda. Você que já fez a prova e sabe o quanto ela é valorosa, ajude a divulgar, avise seus amigos, ajude a eles montarem trios. Você que nunca participou, aproveite, comece já uma pequena economia e não deixe passar a chance de participar desta prova em 2011, pode ser a última.

Resumo:

Praias e Trilhas 2008 - Ajudar é muito melhor do que vencer.
Praias e Trilhas 2009 - Minha força de vontade é enorme.
Praias e Trilhas 2010 - Pare, Pense, Melhore e Volte.

É é isso.

Abraço a todos e 2011 eu estou de volta para a derradeira (ou não)!

Hugo Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário