quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Praias e trilhas 2010

Praias e Trilhas 2010 - DIA 1


Todo mundo tem sua prova chave no ano, para alguns é uma maratona, para outros é um meia, para quem esta começando é acabar uma prova de 10km bem. Todas tem seus méritos e dificuldades o que torna um desafio para todos. A minha prova chave é Praias e Trilhas!

Final do segundo trecho do primeiro dia

Para quem me conhece um pouquinho, sabe o quanto eu gosto de corridas diferentes, para mim, correr no asfalto é bacana, mas é só falar em correr na trilha que meu olho brilha, talvez isto se deva por me trazer lembranças da minha infância, onde, no bairro das Mercês em Curitiba, eu passava o dia todo brincando de polícia e ladrão no Bosque da Frida, próximo onde é hoje a Pastoral da Criança.

Neste tipo de prova, o Evento "Praias e Trilhas" é considerado a mais difícil e bonita de todo o país. São 84 km em dois dias, sim, uma maratona no sábado e outra no domingo tudo isto ou em praia ou em trilha. Destes 84 km, somente 2 km são em asfalto, o resto é água, terra, mato, areia, pedra, barro e tudo mais que possa dificultar uma corrida, resumidadmente ÓTIMO!

Este ano, eu fiz a volta a illha em Dupla (150 km) três semanas depois fiz a K42 sozinho (42 km). Cansei. Decidi para de correr por algum tempo, pois a cobrança dos treinos estava me trazendo mais Stress do que prazer de correr. No final de agosto, iniciei meus treinos para o Projeto Pateta que irá acontecer no início de Janeiro de 2011. No meio do caminho estava a minha prova preferida Praias e Trilhas (se eu receber a autorização, um dia eu conto por que eu gosto tanto desta prova), me preparar para correr 84 km em 1 mês e meio era besteira, com isso decidi fazer a prova em trio. Quem seria minha equipe ainda não sabia mas iria correr de qualquer jeito.

Tempo passa, vou perdendo peso pelos treinos e recuperando um pouco do condicionamento físico a barba crescendo para eu fazer o tradicional bigode, e chegamos em outubro, estava longe da forma que eu estava quando participei desta prova pela primeira vez, mas tudo bem, vamos só brincar, a equipe era eu, o Leandro (treinador da HP Sports) e a Mariana.

Chegamos em Floripa na Sexta a tarde e de cara fomos conversar com o Duarte e a Luanda, a recepção não poderia ter sido pior, não pelas pessoas, afinal os dois são pessoas absurdamente queridas e atenciosas, mas pela notícia, esta é a "Penúltima Praias e Trilhas" Sentenciou a Luanda, fiquei triste.

Subida de um dos costões
Olha pro lado direito! Tenso!
Passamos pelo congresso técnico, conversamos com o pessoal e fomos para o Jantar, a comida não era das melhores, mas o bate papo com o povo louco que gosta de correr em trilhas é sensacional, o clima é completamente diferente das corridas de asfalto, aqui ninguém esta estressado com tempo de corrida, com velocidade, o povo aqui quer saber de desafio, e esta prova é um prato cheio.

Ficou decidido que o Leandro abriria, eu faria o segundo trecho (é claro!) e a Mariana fecharia.

Quando estava bem preparado (2008) eu fiz este trecho em 1h36 minutos, para as condições da época foi um bom tempo. Ano passado eu fiz em 2h15, estava solo. Este ano, achava que faria em 1h40, na melhor das hipóteses repetiria o tempo de 2008.

Mas aí veio aquela coisa que só acontece no dia de prova. Sabe quando te desejam boa sorte, eu penso o seguinte, "Poxa, treinei um monte, não preciso de sorte". Aí que eu me engano, a sorte serve para você acordar bem, e pensar, "Como eu quero correr hoje". Esta sensação o treino não te dá, para acordar com "sangue nos olhos" você precisa de sorte, e isto aconteceu.

Inicio do segundo trecho
O Leandro teve uns probleminhas no trecho dele, me passou com 2h20 os 17 km iniciais. Quando ele chegou eu já tinha decidido que iria correr sem CamelBack, somente com o cinto, gente saí comendo areia. Por 500 metros (chão de concreto) eu corri no pace de 4:30min 1 km. Neste ponto eu já diminuí, afinal já tinha chegando no início do morro da lagoinha do Leste. Para vocês terem uma idéia, neste trecho, você sobe 250 m em menos de 1 km, tem hora que você literalmente corre com as mãos no Chão, trilha fechada, chão o mais irregular possível, se conseguir correr em um pace de 9 min 1 km é o rei da cocada preta. Neste ponto passei um monte de gente, o pessoal que estava correndo solo (é claro, afinal o desgaste dos caras é absurdo) e passei alguns trios masculinos. Ao chegar no topo da montanha, imediatamente todo o esforço é recompensado, a vista é fenomenal, mas tudo que sobe desce, e em 2 km vc tem que descer os 250m para chegar na praia. Aqui é divertido, o que tem de gente se batendo para correr na descida é um absurdo, o pessoal tenta ir pelas pedras, onde as coisas são mais visiveis, porém mais difíceis. Eu sou adepto de ir pelo mato, saio da trilha eu vou por onde não da para ver nada, por incrível que pareça da para ir mais rápido.

Fim da lagoinha, início do costão.
Chegando na praia, tem uns 800 metros de areia vem o primeiro costão. Se a vista da parte de cima do morro era linda, dos costão é muito mais. Porém a dificuldade também aumenta, aqui deve-se ter muito cuidado, pois tem locais que você pouco mais de 40 cm de trilha, pisou fora disso para o lado direito pode dizer "bye bye". A paisagem, o tempo, o clima, tudo estava me fazendo me sentir muito bem, comecei a correr bem e não parei mais.




Início do Costão
Fechei o costão, depois entrei na trilha, aqui eu entrei direto em uma bica d´agua e molhei todo, foi muito bom, recarreguei energia e continuei, chegando no Matadeiro, passei pela praia, pela ponte e finalmente cheguei no posto de troca, dei um gás no final, e fechei o trecho em 1h26 , 10 minutos a menos que havia feito em 2008. Deste ponto a Mariana levou até o final, o trecho dela são 15 km em areia fofa em praia tombada, quem correu o trecho da volta a ilha da Joaquina e Campeche sabe o que eu estou falando.

Fechamos bem o primeiro dia, todo mundo inteiro e com a vontade de correr mais no domingo.

Este post já ficou bem grande, o segundo dia da prova eu conto depois.

2 comentários:

  1. e ai tiu hugo,show de relato,pelo que entendi da prova,ja fiquei fascinado,ano que vem estamos lá,sensacional correr por praias e trilhas,a k42 de bombinhas ainda me traz boas lembranças,vamos fazer uma parceria para correr ano que vem.abraçççossssss

    ResponderExcluir
  2. Show Hugo!!! Parabéns!
    A descida da Lagoinha foi o que me matou na prova, e acabou com os meus joelhos. Depois dali, só "me arrastei" prá fechar o desafio! Mas valeu MUITO a pena!
    Agora não podemos perder a prova de 2011, hein?
    Abraço!

    André Choma

    ResponderExcluir